Aos 74 anos, Jim Marshall estava em plena atividade profissional
O mitológico fotógrafo Jim Marshall, conhecido por registrar as imagens mais ousadas e emblemáticas do mundo do rock, morreu na madrugada desta quarta-feira, 24. Aos 74 anos, o artista faleceu enquanto dormia no quarto de um hotel nova-iorquino.
Jim Marshall foi o ícone da fotografia do showbiz e era o preferido de diversas celebridades e bandas de rock’n’roll como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Rolling Stones, Bob Dylan, Led Zeppelin, Bem Harper, Red Hot Chili Peppers, entre outros. A imagem captada por Marshall que mais correu o mundo foi sem dúvidas a de Hendrix colocando fogo em uma guitarra.
O cuidado e a dedicação com que realizava as fotos renderam a Jim Marshall algumas clicadas exclusivas, como ser o único profissional a poder registrar o backstage do último show dos Beatles, em 1966. E quando o festival de Woodstock aconteceu, lá estava o fotógrafo com sua lente.
Ao longo de sua carreira, Marshall lançou cinco livros com suas principais fotos. O último trabalho. Ainda na ativa, o último trabalho foi o álbum Match Prints, obra desenvolvida em conjunto com Timothy White.
Fotos: divulgação