Desde outubro passado, Porto Alegre conta com um novo sinal de trânsito. Diferente de todos os outros que contam com placas e aparelhos, esse não dispõem de nenhum recurso, apenas o conhecimento e a força de vontade dos pedestres e condutores.
Sempre que alguém precisar atravessar a rua na faixa de segurança, basta estender o braço com sua mão aberta que os condutores devem parar e esperar a passagem a passagem. Mas atenção: não é em qualquer local que o novo sinal deve ser efetuado. O pedestre somente deve realizá-lo em faixas de seguranças que não possuam semáforos – também chamado de sinaleira no RS. Caso contrário, deverá respeitar a sinalização do aparelho. O pedestre deve também observar que, havendo uma faixa de segurança a
O que é utilizado já em cidades civilizadas (os motoristas pararem os veículos assim que um pedestre desejar atravessar na faixa de segurança) Porto Alegre teve que criar uma lei específica para que houvesse o respeito dos condutores de automóveis, motocicletas, bicicletas, ônibus e caminhões.
Então, se você não é de Porto Alegre e estiver visitando a cidade, não se espante ao ver alguém com a mão estendida na rua. E se reside na capital gaúcha, faça valer seu direito de ir e vir e utilize o novo sinal de trânsito.