sexta-feira, 16 de abril de 2010

Documentário Doce Brasil Holandês é exibido em cinemas de Porto Alegre

Entra em carta em Porto Alegre, o documentário Doce Brasil Holandês. Dirigido e produzido por Mônica Schmiedt, o projeto surgiu quando duas historiadoras, a brasileira Kalina Vanderlei e a alemã Sabrina van der Ley, acabaram se encontrando no Recife e ficaram intrigadas com a origem de seus sobrenomes, cuja raiz é única e proveniente da Holanda.

O documentário trata de esclarecer alguns pontos sobre a época da invasão holandesa ao Brasil no século 17. Juntas, as historiadoras exploram o Recife, que antigamente se chamou Maurícia devido à colonização proveniente do governo alemão/holandês João Maurício de Nassau. Assim, Sabrina e Kalina retomam o legado cultural deixado na região.

Doce Brasil Holandês foi produzido especialmente para a TV em sistema full HD e tem estréia na TV Cultura (retransmitida no RS pela TVE). Contudo, os portoalegrenses poderão assistir ao documentário na pré-estréia dia 19/4 (segunda-feira), no Unibanco Arteplex. Entre os dias 21 e 25 de abril, passa no Cine Santander Cultural. No dia 24/4 haverá uma exibição comentada aberta ao público, com participação de Eduardo Peninha Bueno, Liliana Sulzbach, Glênio Povoas e Mônica Schmiedt.