terça-feira, 27 de abril de 2010

Iniciada obra de revitalização do Auditório Araújo Vianna

Palco para apresentações e espetáculos que marcaram a história de Porto Alegre, o Auditório Araújo Vianna começou a ganhar novos ajustes para sua reabertura. Três anos após a Secretaria Municipal de Cultura (responsável pela administração do prédio) ter aberto licitação para que empresas privadas executassem as obras em troca de utilização de 75% das datas anuais do local, a revitalização finalmente teve início na semana passada.

A retomada do Araújo Vianna só foi possível após uma o engajamento da Opus Promoções - vencedora da licitação desde 2007 - que captou patrocínio junto às empresas Oi e Coca-Cola. O Grupo RBS é um dos apoiadores da iniciativa.

O projeto de revitalização do Auditório foi orçado inicialmente em R$ 7 milhões. Contudo, a demora em se obter investimentos aliada às novas necessidades previstas, a obra foi recalculada para R$ 15 milhões. Já constam nesse orçamento a ampliação do palco, instalação de câmeras de segurança e a reformulação da parte externa dos jardins, gramados e o espelho d'água.

O Auditório Araújo Vianna foi erguido em 1964 com capacidade para 4.500 pessoas. Já pela década de 70, consagrou-se com uma das principais casas de shows de Porto Alegre. Sua cobertura foi inaugurada em 1996. Com o passar dos anos e a deterioração criada pelos maus tempos, a lona perdeu sua validade e em 2005 foi interditado pela Prefeitura de Porto Alegre.

As obras devem ser concluídas em 18 meses. Depois, o espaço servirá como um novo local para os eventos realizados pela Opus Promoções. Além disso, o Auditório Araújo Vianna terá uma sala multi-uso para workshops, cursos gratuitos e um acervo para preservar sua história.


Foto: divulgação