Entrada do campo de concentração de Auchwitz/divulgação |
Para relembrar as vítimas do maior genocídio da história da humanidade, a Conib (Confederação Israelita do Brasil), em conjunto com a Firs (Federação Israelita do Rio Grande do Sul), realiza na quinta-feira, 27 de janeiro, sua tradicional cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O evento ocorre no Palácio do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre, a partir das 19h, e conta com a participação da presidente Dilma Rousseff. Ela chega pela primeira vez ao Rio Grande do Sul em visita oficial após a pose.
A data, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi criada há seis anos durante uma reunião da Assembleia Geral da instituição. Foi nesse dia, em 1945, que os soldados da União Soviética entraram no campo de Auschwitz, na Polônia, para libertar os que lá estavam presos.
A Conib realiza a cerimônia há quatro anos e esta é a primeira vez que acontece na Capital gaúcha. São Paulo, Rio de Janeiro e Recife já sediaram a homenagem. O governador Tarso Genro, que tem origem judaica, e seu colega da Bahia, Jaques Wagner, que é judeu, confirmaram presença também no evento desta quinta-feira.
RAFAEL ALENCASTRO – BOTEQUIM BEAT!
rafael@poabeat.com.br