O Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, em Porto Alegre, realiza uma série de exposições sobre o tema de arte funerária. Nessa terça-feira, 3 de agosto, inaugurou a Arte Imortalizada pelo Silêncio, que reúne pinturas da artista Laky Gatti sobre a arquitetura e obras contidas nos antigos cemitérios. As aquarelas mostram detalhes impressionantes de mausoléus, sepulcros, lápides e esculturas datadas do início do século XIX e primeira metade do XX.
Hoje, quarta-feira, 4 de agosto, foi aberta a coleção Templo dos Anjos, cujo tema principal gira em torno das místicas criaturas de asas e auréolas. As fotos foram clicadas por Sérgio Vaz em cemitérios do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Já no dia 17 de agosto, das 14h ás 18h, ocorre o Fórum de Arte Funerária de Porto Alegre: monumentos para as futuras gerações. O evento conta com palestras ministradas por especialistas em design e arte e tem como objetivo difundir o turismo como aliado da preservação do histórico artístico dos cemitérios. A organização é de Lakys Gatti e Luiza Fabiana Nietzke de Carvalho, curadora da Arte Imobilizada pelo Silêncio.
Abaixo, confira o cronograma de programação:
Arte Imortalizada pelo Silêncio
Datas: 3 a 28 de agosto
Local: Sala Memorial Erico Veríssimo, 3º andar do Centro Cultural CEEE
Valor: entrada franca
Tempo dos Anjos
Datas: 4 a 18 de agosto
Local: Sala O Retrato, 4º andar do Centro Cultural CEEE
Valor: entrada franca
Fórum Arte Funerária de Porto Alegre: monumentos para as futuras gerações
Data: 17 de agosto
Local: auditório Barbosa Lessa, 4º andar do Centro Cultural CEEE
Valor: entrada franca
O Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo fica na rua dos Andradas, 1223, no Centro de Porto Alegre.
RAFAEL ALENCASTRO – BOTEQUIM BEAT!
botequim@poabeat.com.br
Foto: divulgação